4 dicas essenciais e outras boas práticas de SEO para ter sucesso online

agosto 12, 2016 12:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Então, você tem um site ou um projeto e quer que ele seja cada vez mais acessado? A partir do momento que você tem essa percepção inicial de que a sua ideia é realmente boa e que as pessoas estão interessadas, é a hora de melhorar ainda mais sua visibilidade.

No meu artigo anterior, te contei sobre os gatilhos do inbound marketing e como eles podem nortear conteúdos e materiais específicos que, aos poucos, esquentarão seus leads até gerar conversões.

Em paralelo com a estratégia de inbound, o marketing de conteúdo entra em jogo como um reforço importante: a criação de um blog com informações relevantes pode ser a chave do seu sucesso, por exemplo. Afinal, ao trabalhar bem a soma de conteúdo + relevância + SEO = tráfego, você municia seu público e cria um relacionamento saudável e direto.

Com certeza, você já sabe o que é SEO. Mas só para lembrar…

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de processos que afetam a visibilidade e ranking orgânicos de um site. Nos EUA, por exemplo, mais de 6 milhões de empresas competem pelo primeiro lugar em mecanismos de busca, e o SEO é uma ferramenta única que, com base em um algoritmo que muda frequentemente, define as posições de cada empresa nos buscadores.

Resumindo: é um conjunto de práticas e técnicas que visa posicionar um site em mecanismos de busca, como Bing e Google.

E como eu vou definir isso se não sou um especialista em programação? Abaixo, separei 4 dicas e boas práticas para te ajudar:

Relevância + URL amigável

Indicadores recentes provam que conteúdos de maior relevância sempre têm melhores resultados. Certifique-se de que as informações do seu blog (se você tiver um) e do seu site combinam entre si.

Além disso, utilize sempre uma URL amigável. Porém, seu endereço jamais deve estar desconfigurado ou apresentar ícones e números, como no exemplo www.suaempresa.com.br/index.aspx?id=645629853520.

Para ser eficaz, ele deve conter, no máximo, 5 palavras e apresentar palavra-chave, como www.suaempresa.com.br/seo-sucesso.

Blog = conteúdo rico + diferentes mídias

Pode observar que, grande parte dos seus concorrentes possui um blog. Se você ainda não tem um, está na hora de criá-lo: além deles gerarem tráfico extra de inbound, eles aumentam rankeamento. Uma plataforma como WordPress, por exemplo, é fácil de usar e oferece uma série de plug-ins de SEO.

O primeiro passo antes de criar um blog é pensar: qual será sua estratégia de marketing de conteúdo e quem é sua persona (para quem você está escrevendo? Qual será a linguagem? Quais formatos? Tamanho de texto?).

Além de ter claro quem é seu público, você precisa investir na produção de um conteúdo qualificado, criativo, rico e, principalmente, relevante. Aqui a relação é diretamente proporcional: quanto maior for a qualidade do seu material, maiores serão as chances de engajar e se relacionar de maneira positiva com seu público a ponto de ter resultados expressivos e aumentar seu rankeamento nos buscadores.

Para isso, você precisa diversificar os temas e, também, os formatos: tente trabalhar com vídeos, imagens, infográficos, podcasts e quaisquer outros que seja, interessantes para seu leitor chegar até o final e consumir tudo que você tem para dizer.

Checklist pré-postagem:

Antes de publicar, verifique se a leitura do seu conteúdo está fluída. Você não pode correr o risco de o leitor achar seu texto cansativo. Afinal, as chances de ele voltar serão mínimas!

Nessa checagem, você deve considerar:

  • Título atrativo e interessante, que desperte interesse;
  • Começo, meio e fim, com uma conclusão e possível call-to-action;
  • Variações das palavras-chave no primeiro parágrafo, em um dos intertítulos e no último parágrafo do texto;
  • Meta Description e imagens com alt text;
  • Se você já publicou um conteúdo que possui relação com o atual, faça um hyperlink entre as duas postagens. Isso dá uma sequência interessante às postagens e facilita a organização das ideias para o leitor, bem como a consulta imediata de outros conteúdos relacionados que ele possa ter perdido;
  • Intertítulos: frases colocadas ao longo do post, constituindo diferentes blocos de texto que facilitam a organização, visualização e compreensão. Recomendo cerca de 3 por publicação, de acordo com o tamanho e conteúdo;
  • Bullet points, itálicos e negritos para destacar expressões que merecem destaque dentro do texto;
  • Parágrafos curtos, objetivos e bem-escritos;

O visual e a organização são pontos importantes?

Estudos indicam que se a sua página não carregar em até 4 segundos, 75% dos visitantes a abandonam. Você sabia disso?

Para evitar que isso aconteça, otimize o tamanho de imagens (PNG), insira vídeos curtos, use apenas templates com código limpos e não instale muitos plug-ins;

Mas meu blog precisa ser responsivo?

A adequação aos dispositivos mobile é, hoje, um dos principais fatores para um bom rankeamento, já que hoje, grande parte do público acessa conteúdo online com estes dispositivos, como tablets e smartphones.

Diversos blogs já oferecem essa funcionalidade, sem a necessidade de programação específica. Apenas certifique-se que a sua plataforma escolhida faz isso.

Presença em mídias sociais

Uma presença sólida nas principais redes sociais é fundamental para ter um SEO eficaz. É importante atender bem a estratégia de frequencia e relevância para criar engajamento e já foi provado que “linkar” o conteúdo do seu site com suas redes sociais tem um impacto enorme nos rankings de busca.

Para facilitar o compartilhamento do conteúdo do seu blog nas mídias, sempre mantenha este plug-in ativo e faça testes se o melhor lugar para estes botões é na parte superior ou inferior da página. Um conteúdo compartilhado representa relevância e engajamento, além de aprimorar seus resultados em SEO.

Mensuração

Após ter um site funcional, com um design moderno e ter suas mídias sociais conectadas, utilize o Twitter Analytics e o Google Analytics para mensurar tráfico e identificar o crescimento e perfil do seu público.

Espero que você consiga colocar em prática essas dicas de SEO e que o tráfego orgânico do seu site melhore cada vez mais!

Mensagem do anunciante:

Repare seu site WordPress hackeado ou antecipe e evite hackers, vírus e malwares. Conheça o One Day Security.

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *