5 dicas para tornar seu dia mais produtivo

dezembro 7, 2016 12:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Diariamente, nos deparamos com afirmações do tipo o dia passou tão rápido” ou “não tive tempo para nada”.

Isso acontece porque temos que passar algumas horas no trânsito, dormir, comer, participar de reuniões, praticar atividades físicas, jantar com a família e muitos outros compromissos em apenas 24h.

O trabalho é o (único) momento do meu dia em que tento ser o mais produtiva possível, para que, no fim de semana, eu possa assistir às minhas séries na Netflix como se o amanhã não existisse.

Ao longo desses anos de trabalho, desenvolvi naturalmente algumas técnicas que tornam o meu dia mais produtivo e são essas dicas que irei compartilhar hoje.

Espero que as dicas sejam úteis para você que está lendo esse texto :).

Dica 1: Diferencie as tarefas importantes das tarefas urgentes

1

Decidi começar com essa, pois acredito que seja a principal técnica (e a mais difícil também). Ficamos tentados em resolver o que é mais urgente devido a prazos malucos, mas na maioria das vezes as tarefas urgentes não possuem nada estratégico.

Diferenciar o IMPORTANTE do URGENTE é fundamental para que seu dia seja preenchido com o que realmente importa.

Nota: Aprenda a delegar tarefas urgentes (e, acredite, isso é muito difícil).

Dica 2: Utilize a regra dos 10 minutos

Essa regra é simples e muito útil.

Ao chegar ao trabalho, analise a sua “to do list” e veja quais tarefas você consegue resolver por completo em até 10 minutos (e faça imediatamente!). Isso faz com que sua lista seja reduzida e, ao ver tarefas com um “check” ao lado, você já sente que está avançando com seus compromissos.

Nota: Antes de ir embora, atualizo minha “to do list” e penso nas prioridades do dia seguinte.

Dica 3: Descubra o horário em que você produz mais e melhor

Essa dica exige autoanálise e essa pode não ser uma tarefa fácil, pois cada um de nós produz mais e melhor em algum momento do seu dia.

Já li inúmeras reportagens mostrando a rotina de altos executivos pela manhã (acordar às 5h, praticar exercícios, ler o jornal enquanto toma uma xícara de café), e todas elas fazem com que eu me sinta mal, pois odeio acordar cedo e não produzo tão bem assim nesse horário do dia.

Demorei a aceitar que o horário que melhor produzo é entre 10h e 12h e após às 16h. São nesses horários que foco nas tarefas importantes e deixo para organizar meus e-mails e formatar uma planilha após o almoço.

Dica 4: Crie seu “to do list” com pequenas tarefas (incluindo as pessoais)

2Você pode fazer download de templates gratuitos!

Pouco adianta inserir tarefas como “Criar o plano comercial 2017” ou “Planejar a proposta criativa do projeto X”, pois são complexas e exigirão muito tempo. O ideal é desmembrar essas atividades em minitarefas que você possa dar vários “checks” ao longo do dia.

Exemplo: Como desmembrar a tarefa “Criar o plano comercial 2017” em minitarefas.

  • Definir a estratégia central
  • Definir os objetivos do plano
  • Criar planilha-base para controle do budget
  • Listar clientes em ordem de prioridade
  • (e assim por diante…)

Dica 5: Um aplicativo pode ajudar mais do que você imagina

Se você não é fã de cadernos ou agendas, isso não é mais desculpa para não se organizar.

Você tem desde o bloco de notas do iPhone até aplicativos exclusivos para melhorar sua produtividade, basta você encontrar o que mais lhe agrada e melhor combina com a sua rotina.

Eu utilizo duas ferramentas com objetivos diferentes.

Evernote: Utilizo o Evernote desde 2013 e o que mais gosto é ter minhas anotações em qualquer dispositivo (online e offline). Utilizo o aplicativo no celular para não esquecer ideias de textos, organizar minhas postagens e deixar registradas minhas ideias. O melhor é sincronizar todas as anotações em poucos segundos.

3

Bloco de notas do Windows: pode parecer ultrapassado, com poucos recursos e com uma interface pouco agradável. Mas acreditem: é o que está funcionando melhor para mim nesse momento.

Tentei alguns aplicativos, como o Wunderlist e tantos outros da App Store que foram programados com foco principal em criar listas, mas não consegui utilizar nenhum deles por um período considerável.

O bloco de notas atualizo constantemente e deixo-o aberto no canto direito do meu PC durante todo o dia. Assim, dou “check” e acrescento tarefas com mais agilidade.

O importante mesmo é investir um tempinho para encontrar o seu aplicativo ideal. Com certeza tem um pra você :).

Se você tem mais alguma dica ou se alguma dessas cinco já faz parte do seu dia a dia, compartilha nos comentários.

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *