Como aproveitar as sinergias entre áreas de conhecimento para impulsionar sua carreira?

novembro 16, 2016 12:00 pm Publicado por Deixe um comentário

No artigo anterior, apresentei algumas considerações a respeito da escolha entre a carreira em Y e a carreira em T. Uma dúvida que surge para aqueles que optam pela carreira em T é: será que terei uma dupla jornada de trabalho ao seguir tanto a carreira técnica quanto a gerencial?

Se tivesse que dar uma resposta rápida, seria:nNão necessariamente. E este artigo tratará de como aproveitar o aprendizado técnico para reforçar o gerencial, e vice-versa. Com isso, o profissional poderá evitar a ocorrência do pior cenário: comprometer a sua qualidade de vida com múltiplas jornadas de trabalho e acúmulo de funções, em vez de aproveitar os benefícios do efeito sinérgico entre as funções.

Definição de sinergia

Existem inúmeras definições para sinergia. Para este artigo, utilizaremos a definição clássica, na qual sinergia é o efeito coordenado cuja somatória de esforços resulta em um mesmo fim. É direcionar os esforços de diversas iniciativas para um objetivo em comum.

Com base nessa definição, o que aumenta a sinergia é o alinhamento das suas atividades com o objetivo inicial proposto (no caso da carreira em T, de desenvolver simultaneamente as capacidades técnicas e gerenciais), assim como a coordenação (ou orquestração) dessas atividades.

Como obter sinergia

Para obter sinergia em suas atividades e na sua carreira, e ainda tirar o máximo proveito desse conceito, é necessário seguir algumas etapas.

A primeira etapa envolve o mapeamento das atividades atuais e atividades futuras que se pretende realizar, criando uma árvore de conhecimentos, de forma a ficar semelhante à apresentada na Figura 1.

sinergiaFigura 1: Árvore de Aprendizado do site Khan Academy

No caso da carreira em T, temos um ponto de entrada. Partindo dos seus conhecimentos iniciais, é possível percorrer caminhos distintos de maneira a chegar em dois pontos de saída: a proficiência técnica e a gerencial.

A sinergia ocorre quando se descobrem habilidades e conhecimentos que são compartilhados entre as duas formas (ou mais) de carreira. É uma maneira prática de direcionar apenas uma vez o esforço para conseguir resultados em várias frentes.

O segredo está em descobrir esses conhecimentos compartilhados, pois nem sempre essa relação é óbvia. Construir uma árvore de aprendizado mostra algumas sinergias mais evidentes. Nesse ponto, usar o pensamento de maneira criativa para tirar proveito de forma mais produtiva.

Estudo de caso

Contarei uma experiência própria como estudo de caso, envolvendo a época em que desenvolvia a minha pesquisa de mestrado e atuava como analista de risco financeiro, que envolviam dois assuntos completamente distintos, resultando em uma jornada dupla e um desgaste físico e psicológico elevado.

Ao perceber que existiam alguns métodos matemáticos em comum no alicerce do modelo do mestrado, assim como nos modelos financeiros que estava desenvolvendo no meu trabalho, consegui reduzir a jornada dupla a uma jornada normal de trabalho. Assim, pude reservar um período do dia para descansar e,  ao mesmo tempo, atender às expectativas do meu orientador e da alta gestão do banco.

Conclusões

Neste artigo, foi apresentado o conceito de sinergia, de como construir uma árvore de aprendizado, assim como um breve estudo de caso envolvendo uma experiência profissional minha. Com isso, espero ter conseguido apresentar como a sinergia pode auxiliar os profissionais que seguem uma carreira em T.

Pretendo continuar uma série de artigos falando sobre carreira. Caso tenham dúvidas ou propostas de temas interessantes, é só mandar um e-mail para me@rafaelmatsuyama.com.

Mensagem do anunciante:

Experimente a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores e ganhe até R$ 100 em créditos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *