Como fazer o deploy da sua API REST em Node pelo Dropbox

dezembro 2, 2016 11:00 am Publicado por Deixe um comentário

Recentemente, andei brincando com esta linda tecnologia que é o Node.js e com o framework Express para criar algumas APIs REST para as aplicações dos meus projetos.

Ao terminar de desenvolver (o que foi uma atividade extremamente ágil e divertida), comecei a procurar alguma plataforma (PaaS) ou infraestrutura (IaaS) onde eu pudesse deixar a minha aplicação rodando. Foi então que encontrei o Heroku, que é uma plataforma na nuvem, onde é possível fazer o deploy das nossas aplicações e ele faz todo o gerenciamento. Existem vários planos e plugins disponíveis (pagos e gratuitos) para integrar a sua aplicação. No meu caso, fiquei somente com o plano gratuito que, apesar de suas limitações de espaço e disponibilidade, foram mais que o suficiente para satisfazer as minhas necessidades.

O que eu achei mais interessante sobre o Heroku é a facilidade com que o código sai de desenvolvimento e vai para a produção. A plataforma oferece três maneiras de fazer o deploy: Heroku Git, GitHub e Dropbox. Neste artigo, vamos focar no terceiro.

A opção de deploy pelo Dropbox é voltado para as pessoas que nunca trabalharam (ou que tem dificuldade) com o Git. O primeiro passo para poder utilizar é criar uma conta no Heroku. Feito isso, clique em “Create new app”. Ele irá pedir o nome da aplicação e a região onde deverá ser localizado (EUA ou Europa).

Criado seu app, é necessário dar permissão na sua conta do Dropbox para que o Heroku consiga ler o conteúdo das suas pastas compartilhadas com ele. Para isso, você deverá logar com a sua conta do Dropbox. Uma vez que você conceda a permissão, ele irá criar automaticamente uma pasta compartilhada na sua conta no caminho Dropbox/Apps/Heroku/<nome_da_aplicação>.

01

Na pasta da aplicação dentro do Dropbox, jogue os arquivos do projeto lá. Não é necessário copiar a sua pasta de dependências (node_modules/), somente o package.json e os demais arquivos relevantes ao seu projeto.’:><

Uma vez que os arquivos estejam sincronizados, basta clicar no botão “Deploy”. Ao tentar fazer o deploy da aplicação, o Heroku irá exibir os logs para que você acompanhe o progresso. Caso aconteça algum erro, ele te mostrará. Caso você perca esta tela, também é possível ver os logs pelo Dashboard (imagem abaixo).

02

Se a sua aplicação travar ou dar algum problema, clique na opção “Restart all dynos”. Isso irá reiniciar a sua aplicação.

Se não ocorrer erros, sua API já estará no ar! Ela fica disponível no endereço http://<nome_da_aplicacao>.herokuapp.com/. Você já pode consumir sua API!

Se tiver alguma dúvida, deixei um projeto de template no GitHub que você pode usar como base para os seus próprios projetos. Bons códigos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *