Como instalar Node.js no Linux corretamente (Ubuntu, Debian, Elementary OS)

janeiro 9, 2017 12:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Recentemente comecei a minha migração do JSF para o Angular então busquei por um bom curso, pela documentação do Framework e um bom livro técnico.

No caso do curso escolhi inicialmente o do Flávio Almeida na Alura e logo de cara fica claro que não é um Framework para iniciantes no mundo do JavaScript e nem para iniciantes no mundo da programação, o próprio Flávio avisa sobre isso mais de uma vez além de informar sobre a necessidade de dominar o terminal (o terror dos novatos) do seu sistema operacional.

Neste curso o Flávio já começa explicando como instalar os requisitos básicos para se começar a estudar sendo basicamente necessário ter instalado o Node, qualquer editor de texto (utilizo muito o SublimeText, mas pra quem ta começando recomendo usar o Visual Code porque ele nativamente consegue trabalhar muito bem com Angular e Node) e o NPM.

Em distribuições Debian Based é muito comum utilizar o comando apt install -nome do pacote- e com o Node isso pode lhe trazer problemas, novamente o Flávio avisa sobre o possível problema. Entretanto tenho certeza que os mais novos no linux vão preferir utilizar o comando apt install -nome do pacote- do que fazer a instalação do pacote binário e muito provavelmente isso vai quebrar tudo, porque até o momento que estou escrevendo esse texto os repositórios do Debian estão desatualizados (o Debian tem o costume de demorar para atualizar seus repositórios).

Minha recomendação é que você não instale o Node pelo comando sudo apt-get install -y nodejs vai acontecer um conflito de nomes entre node e nodejs, parece besteira que uma simples nomenclatura quebre tudo, mas não é! O NPM que é o gerenciador de dependências vai ficar perdido e algumas funções não funcionarão.

Calma! É tentador entrar em desespero, mas segure sua onda…

Se você não deseja compilar o arquivo binário de instalação do Node na mão grande, a solução de instalação contínua simples, instale o NVM primeiro e depois o Node. O legal do NVM é que você pode instalar várias versões do Node e ficar alternando entre elas, mas antes de instalar o NVM precisamos de alguns pacotes de dependências que já estão no repositório de sua distribuição Debian Based.

sudo apt-get update sudo apt-get install build-essential libssl-dev

Agora que você já tem o necessário em seu sistema vamos instalar o NVM:

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/creationix/nvm/v0.31.0/install.sh -o install_nvm.sh

O número da versão que está em negrito pode mudar com o tempo, então recomendo você acessar a página do projeto no GitHub e procurar pela nova versão.

Execute o scrpit com:

bash install_nvm.sh

Não tenha medo, o que está sendo feito aqui é o download de um script e a execução do mesmo, tudo vai ser instalado em um diretório oculto na pasta do seu usuário não é necessário utilizar o comando com sudo nesse caso.

Agora execute:

nvm ls-remote

Ele vai te exibir várias versões do Node e assim sabemos que o NVM está funcionando corretamente. Eu escolhi a versão mais recente do momento a v7.3.0, você pode instalá-la digitando:

nvm install 7.3.0

Caso você instale mais de uma versão e no futuro tenha necessidade de alternar entre elas utilize o comando:

nvm use -número da versão-

Agora vamos verificar a versão do Node para ter certeza que tudo foi instalado corretamente utilizando o comando:

node -v

Pronto, agora você já pode dar continuidade aos seus estudos de Angular ou Node.


Este artigo foi escrito por Mateus Malaquias.

Visite o nosso site para mais posts sobre desenvolvimento web! Tableless.

Source: Tableless

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *