Conheça algumas ferramentas Cloud IBM para Swift

julho 12, 2016 6:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Um guia passo a passo para começar

As ferramentas Cloud IBM para Swift fornecem aos usuários de Mac uma interface simples para o deploy, gestão e monitorização end-to-end para aplicações Swift. O aplicativo integra-se com ferramentas projetadas pelos engenheiros de Swift da IBM para que seja possível escrever Swift no lado do servidor facilmente. Você pode fazer o download da versão Beta e, em seguida, seguir estes 7 passos para começar a usá-lo.

Descubra as ferramentas Cloud IBM para Swift

Para aqueles interessados em criar aplicativos Swift que abranjam tanto o cliente, como o código do lado do servidor, a IBM criou e está atualizando um novo aplicativo exploratório para te ajudar. Ferramentas Cloud IBM para Swift (ICT, do inglês IBM Cloud Tools) simplifica o gerenciamento e implantação de ativos do lado do servidor. ICT é uma aplicação Mac que permite que você agrupe os códigos do client-side e do serve-side escritos em Swift, implemente o código do lado do servidor para Bluemix (uma plataforma de nuvem da IBM) e, em seguida, é possível monitorar e gerenciar seus projetos de dentro do aplicativo. Um projeto no domínio das ICT é a junção dos códigos do serve-side e do front-end/ client-side. Ele permite que você agrupe ambas as partes de seu aplicativo para compreender facilmente seus componentes.

Dentro do aplicativo, você pode perceber que nós usamos o termo Cloud Runtime para designar o código do serve-side. Se você estiver familiarizado com a nomenclatura Bluemix, Cloud Runtime geralmente se refere a qualquer coisa em execução no IBM Cloud e no Cloud Runtime, uma URL equivale a uma rota Bluemix.

A IBM oferece três opções para a criação de projetos. Se você estiver interessado em aprender mais sobre como desenvolver Swift no servidor, sugerimos que você comece com a opção do aplicativo BluePic. Se você já tem uma compreensão de Swift no servidor, você pode criar um projeto Kitura, que é um framework web open source leve para escrever Swift no servidor. Você pode aprender mais sobre as iniciativas relacionadas com a Swift da IBM, clicando aqui. Se você já está desenvolvendo código server-side ou client-siede em Swift no Bluemix, crie um novo projeto onde você pode adicionar ativos existentes.

Para começar, baixe a versão Beta das Ferramentas Cloud da IBM para Swift, no site da IBM, clicando aqui.

Criando uma conta Bluemix

Antes de usar o aplicativo, você precisará criar e fazer login na sua conta Bluemix – a plataforma de nuvem da IBM, onde você pode hospedar e integrar serviços. Se você não tiver um Bluemix ID, você pode se inscrever e fazer um teste gratuito de 30 dias. Para saber mais sobre o que Bluemix oferece, clique aqui.

01-bluemix-signup

Depois de criar uma conta, faça o login no Bluemix para configurar o Org e Spaces. Orgs são para fins contábeis, ou seja, se você pertence a uma organização maior, a sua conta será paga e gerida por eles. Os Spaces são áreas para organizar aplicações Bluemix compartilhadas dentro do seu Org. Você pode querer criar um espaço de testes para facilitar a distinção entre os projetos de teste e os projetos em produção. Você também vai notar que o Bluemix solicita a sua região. Servidores Bluemix estão presentes em todo o mundo a fim de otimizar sua aplicação. As primeiras versões do ICT suportam apenas US Sul, então basta selecionar US Sul como sua região, a fim de utilizar a aplicação. As versões futuras irão suportar outras regiões. Para resumir, seu Cloud Runtime irá pertencer a um espaço dentro de sua Org rodando em servidores na região do Sul dos EUA.

Começando um novo projeto

Depois de entrar, clique no botão “+” no canto superior direito da aplicação no Project Views. Esta tela é a tela padrão quando você carrega o aplicativo.

02-create-project

A partir daí, você terá uma escolha entre três tipos de projetos. Vamos explorar cada opção neste artigo.

03-create-new-project

Criando um exemplo de app BluePic

O aplicativo de exemplo BluePic é uma ótima maneira de aprender a escrever Swift no cliente e no servidor. Escolha Create BluePic Project no menu Create New Project.

Escolha um nome de projeto e, em seguida, clique em Avançar:

04-name-new-project

Introduza um Cloud Runtime Name. Isso irá gerar uma URL Cloud Runtime no Bluemix. Selecione o Space no Bluemix onde você gostaria de implantar. Clique em Avançar:

04-name-new-project1

Selecione um local para armazenar localmente o arquivo BluePic e clique em Choose:

05-select-location

O aplicativo irá instalar e configurar o BluePic Sample Project para você. Em apenas alguns minutos, vamos criar os arquivos de configuração de servidor e do cliente, inicializar e configurar o banco de dados back-end e, finalmente, preencher a biblioteca de fotos com fotos de amostra. O aplicativo irá alertá-lo quando ele estiver completo.

Abra o arquivo de projeto do cliente no Xcode – basta clicar no ícone mostrado na parte inferior direita do Client App Box. Em seguida, abra o arquivo BluePic.xcworkspace:

06-xcode-workspace

Execute o aplicativo para ver o nosso aplicativo de exemplo BluePic!

07-xcode-bluepic

Criando um projeto Kitura

O Kitura permite o desenvolvimento de porções de back-end de aplicações para Swift. Para saber mais sobre Kitura, clique aqui. Esta opção Project irá clonar automaticamente a aplicação de inicialização do Kitura para o seu computador, assim você pode imediatamente começar a desenvolver o código do lado do servidor. Cabe a você, se você quiser, adicionar um cliente. Escolha Create Kitura Project no menu Create New Project.

Digite um nome de projeto e clique em Next:

08-create-project

Insira um Cloud Runtime Name – isso irá gerar uma URL Cloud Runtime no Bluemix. Selecione o Space no Bluemix onde você gostaria de implementar. Clique em next.

09-swift-runtime

Selecione o local onde você gostaria de armazenar o seu projeto e clique em Choose:

10-project-location

O aplicativo irá clonar o Kitura Buildpack para o seu computador, implementar e compilar o código para Bluemix e, em seguida, irá executar o projeto no servidor. Você levará apenas alguns minutos para completar este processo.

Você verá que a tela abaixo será mostrada no seu Cloud Runtime:

11-view-cloud-runtime

Para começar a programar em Swift, clique no diretório em cinza claro. Isto irá abrir o Kitura Starter Application no Finder.

12-kitura-app-in-finder

Entre na pasta Sources e abra o main.swift no seu editor de texto (estamos usando o Xcode, neste exemplo). Edite o código dentro da seção de solicitação GET Basic de “Hello from Kitura-Starter_Application!” para “Sucesso!”

13-main-swift

Volte para o aplicativo e clique em Deploy, que é exibido pelo ícone de uma nuvem com uma seta que vai para ele.

14-deployVá para <YourCloudRuntimeName> .mybluemix.net /hello para ver as alterações:

15-success

Não se surpreenda se a implantação não for imediata. No fundo, a aplicação está instalando e vai carregar os itens para fazer o processo funcionar. Em algumas situações, a versão Beta leva até 10 minutos para ser implementada. Estamos trabalhando ativamente na redução desse tempo para os nossos usuários.

Criando um projeto vazio

Se você já tem um Cloud Runtime escrito em Swift que você gostaria de emparelhar com o código do client-side em um novo projeto, você deve escolher a opção Create Empty Project a partir do menu Create New Project.

Escolha um nome de projeto e clique em Create Empty Project:

16-empty-project

A partir daqui você pode clicar no botão “+” associado com Apps de cliente para adicionar um arquivo existente de seu computador. Clique no botão “+” associado com o Cloud Runtimes para adicionar um Cloud Runtime existente do Bluemix ou criar um novo Swift Runtime. Se você criar um novo Swift Runtime, o aplicativo irá clonar o Kitura Starter Application para o seu computador.

17-empty-project-created

Obtenha suporte e forneça feedback

Agora você pode começar a criar seus próprios projetos dentro do IBM Cloud Tools para Swift. Se você tiver dúvidas ao longo do caminho, chegue até nós através dWAnswers.

Se você tiver quaisquer feedbacks ou questões, preencha nossa pesquisa clicando aqui.

Mantenha-se atualizado sobre as outras iniciativas da IBM ao redor Swift clicando aqui.

O time que desenvolve as ferramentas da Cloud IBM para Swift (Brian L. White Eagle, Nathan Hekman, Evan Compton, Rebecca Lemker, Aaron Kettl, Rolando Asmat, Adam Johns, Kyle Craig, Jessica Leavitt, Emma Tucker) aguarda a sua feedback.

Mensagem do anunciante:

A DialHost possui soluções em cloud computing para diversos negócios. Descubra a diferença em ter seu site com o datacenter escolhido pelo iMasters. Clique aqui e confira!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *