Conhecendo o ARToolkit no Unity3D

outubro 19, 2016 4:00 pm Publicado por Deixe um comentário

1

Olá, neste artigo, vamos tratar de um assunto que está bem na moda ultimamente: a realidade aumentada ou simplesmente AR no ARToolkit. Para quem ainda não se ligou, AR é como é chamada a tecnologia de exibir elementos digitais num ambiente real em tempo real.

O engine Unity3D tem diversos plugins que ajudam no desenvolvimento de projetos que usam esse tipo de técnica.

Neste artigo, vamos trabalhar com o Unity3D usando um plugin grátis – o Artoolkit – com o objetivo de exibir um cubo simples em AR.

O que vamos precisar para rodar o ARToolkit?

Além da versão mais recente do Unity3D, precisaremos baixar o Artoolkit, logicamente, e de uma webcam devidamente instalada no seu computador.

Instalação

Aqui não tem nenhum segredo, se você já tem algum conhecimento com o engine.

Agora vamos abrir o Unity3D e criar um projeto. Podemos chamá-lo de TesteAR. Com tudo pronto, encontre onde foi feito o download do plugin Artoolkit e o execute importando todos os arquivos.

2

Montagem da cena

Agora é que a brincadeira começa. Primeiro, remova “Main Camera” padrão da cena. Estranho, não? Sim, mas logo vamos colocar outra câmera em cena.

Primeiro, coloque uma Directional Ligth na cena.

Agora criamos um GameObject e mude o seu nome para ARToolKit Controller. Depois, adicione o AR Controller e o ARMarket. Esses scripts são responsáveis pelas configurações básicas.

Aqui vamos apenas preencher o campo Marker Tag com Marker1 no ARMarker. Essa tag serve para o controlador encontrar o marcador e dizer qual imagem que a câmera deve identificar. Nesse caso, vamos deixar.

Criamos outro GameObject filho do ARToolKit Controller. Mude seu nome para Root, por exemplo, pois esse será o elemento raiz de todos os pontos que ficarão com AR. Para isso, adicione o script AROrigin. Este não vai precisar de configuração nesse caso.

Como filho de Root, adicione uma Camera e para ela o componente ARCamera. Também como filho de Root, adicione outro GameObject, que podemos chamar de Marker. Dentro deste, adicionemos um Cube para o Marker e adicione o ARTrackedObject, que também deve ter o campo Marker como antes para Marker1. O Cube escale configure para 0.3 tanto em x, y e z, além de configurar a posição z para -0.3 para que ele possa aparecer na Camera.

Agora compare a Estrutura de GameObjects. Ela deve estar assim:

3

Agora você pode executar a aplicação. Verá algumas caixas de diálogo para a configuração da webcam, mas normalmente não é preciso mudar nada.

Agora você deve apontar a webcam para a imagem padrão de leitura do ArToolkit. Você pode imprimir, se preferir.

4

E agora você deverá ver o efeito.

Bom, fico por aqui. Este artigo nem arranhou a superfície do que você pode fazer com esse maravilhoso plugin, mas espero que tenha despertado curiosidade para um estudo mais aprofundado.

Mensagem do anunciante:

Experimente a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores e ganhe até R$ 100 em créditos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *