Construindo para bilhões

julho 5, 2016 6:00 pm Publicado por Deixe um comentário

‘TOP-UP WARNING’, ‘NO CONNECTION’, ‘INSUFFICIENT BANDWIDTH TO PLAY THIS RESOURCE’. Esses são alertas comuns para muitos usuários de smartphones em todo o mundo.

Para construir produtos que trabalham para bilhões de usuários, os desenvolvedores devem enfrentar desafios-chave: conectividade limitada ou intermitente, compatibilidade de dispositivos, variação dos tamanhos de tela, altos custos de dados, baterias de curta duração. Nós apresentado pela primeira vez developers.google.com/billions e recursos relacionados para Android e Web na Google I/O, em maio, e agora você pode assistir às apresentações sobre o Android ou Web.

Estas melhores práticas podem ajudar os desenvolvedores a alcançarem bilhões de usuários, entregando um desempenho excepcional em uma variedade de conexões, planos de dados e dispositivos. O g.co/dev/billions irá ajudá-lo:

Transição ininterrupta entre ambientes offline, intermediários e lentos

Seus usuários se deslocam de um lugar para outro, de um wireless rápido para dados irregulares ou caros. E é necessário gerenciar essas transições com armazenamento de dados, filas de solicitações, otimização de manipulação de imagem e execução de funções básicas totalmente offline.

Forneça o conteúdo certo para o contexto certo

Mantenha o contexto em mente – como e onde é que os seus usuários consomem o seu conteúdo? Selecionar texto e meios de comunicação que funcionam bem em diferentes tamanhos da janela de visualização, manter o texto pequeno (para scroll), fornecer uma UI simples que não distrair do conteúdo, e remover o conteúdo redundante podem aumentar a percepção da qualidade do seu aplicativo, gerando verdadeiros ganhos de desempenho, como a transferência de dados reduzida. Quando essas práticas estiverem sendo realizadas, as opções de localização podem crescer em audiência e aumentar o engajamento.

Otimize para hardware mobile

Certifique-se de que seu aplicativo ou conteúdo Web seja servido e funcione bem para o seu maior mercado em potencial, abrangendo todas as versões do sistema operacional usado ativamente, enquanto segue as melhores práticas, por meio de testes em dispositivos virtuais ou reais nos mercados-alvo. Aplicativos Android nativos devem definir SDKs mínimos e objetivos. Além disso, lembre-se de que telefones de baixo custo têm menores quantidades de RAM; aplicativos devem, portanto, ajustar o uso em conformidade e minimizar a execução em background. Para obter informações detalhadas sobre como minimizar o tamanho da APK, confira esta série de textos no Medium. Na Web, otimize o uso da CPU JavaScript, evite a renderização de imagem raster, e minimize solicitações de recursos. Saiba mais aqui.

Reduza o consumo de bateria

Telefones de baixo custo normalmente têm menor duração de bateria. Os usuários são sensíveis aos níveis de consumo da bateria, e o consumo excessivo pode levar a uma taxa de desinstalação alta ou fazer com que ele evite seu site. Compare o seu uso de bateria com sessões em outras páginas ou aplicações, ou use ferramentas como Battery Historian, e evite processos de longa duração que drenam bateria.

Conserve o uso de dados

O que quer que você esteja construindo, conserve o uso de dados em três passos simples: entenda requisitos de carga, reduza a quantidade de dados necessários para a interação e agilize a navegação para que os usuários consigam rapidamente o que querem. Conservar dados em nome de seus usuários (e com aplicativos nativos, oferecendo o uso de rede configurável) ajuda a reter os usuários sensíveis a dados – especialmente aqueles com planos pré-pagos ou contratos com dados limitados – e até planos “ilimitados” podem se tornar caros quando em roaming ou se forem aplicadas taxas inesperadas.

Tem outra consideração ou um caso de sucesso em condições de baixa conectividade ou em dispositivos de baixo custo? Deixe-nos saber no nosso texto no G+.

***

Este artigo é do Android Security Team. Ele foi escrito por Sam Dutton, Ankur Kotwal e Liz Yepsen. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. O original pode ser acessado em http://android-developers.blogspot.com.br/2016/06/building-for-billions.html.

Mensagem do anunciante:

Conheça a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores. Experimente grátis!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *