Crie um aplicativo de monitoramento SMS com IBM Bluemix e Watson Twilio add-ons

setembro 21, 2016 6:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Twilio é uma plataforma de comunicações em nuvem para desenvolvedores que permite SMS programáveis. Recentemente, duas poderosas APIs de processamento de linguagem natural foram oferecidas como add-ons no mercado Twilio: IBM Watson Sentiment e IBM Watson Message Insights. Neste artigo, aprenda a construir e implementar um aplicativo Bluemix que exibe mensagens SMS em tempo real enriquecidas com APIs Watson que integram o Twilio programmable SMS, Watson Sentiment e Watson Message Insights Add-ons. Esse aplicativo poderá ser usado como um ponto de partida para construir seus próprios serviços de monitoramento de SMS personalizados.

O que você precisa para construir seu aplicativo

Rode o app.

Pegue o código.

1 – Clone o repositório GitHub

Para este tutorial, assumimos que você tenha um certo nível de familiaridade com interfaces típicas de linha de comando que são comuns na implantação de aplicativos web. Primeiro, você vai precisar de uma cópia do código do aplicativo web que você irá implantar em Bluemix. Este código está disponível por clonagem do repositório. Vá para o seu diretório de trabalho escolhido e execute o comando:

git clone https://github.com/cognitive-catalyst/twilio.git

2 – Instale e construa o aplicativo web

  1. Mude seu diretório de trabalho atual para o diretório Twilio recém-criado no Passo 1, e instale os pacotes NPM necessários.
npm install
  1. Construa a aplicação web.
npm run build

3 – Customize o manifest file

Em seu diretório de trabalho atual, há um arquivo manifest.yml que controla a configuração da sua aplicação cloud foundry que você vai implementar para Bluemix. Você deve personalizar o nome do seu aplicativo para ser único, e esse nome também será o prefixo para a sua URL do aplicativo Bluemix. Altere o name e o host dentro do seu arquivo manifest.yml:

applications:
- name: watson-twilio-demo-app
   host: watson-twilio-demo-app
   buildpack: python_buildpack
   path: .
   domain: mybluemix.net
   instances: 1
   memory: 256M

Nesse exemplo, escolhemos watson-twilio-demo-app, então essa aplicação será implementada para watson-twilio-demo-app.mybluemix.net.

4 – Crie um banco de dados para armazenar as mensagens SMS

  1. Conecte-se ao Bluemix utilizando a ferramenta de linha de comando Cloud Foundry e siga as instruções para fazer login.
cf api https://api.ng.bluemix.net
cf login
  1. Crie uma instância de banco de dados MySQL. Nós usamos o ClearDB Spark Plain, que é gratuito e pode conter até 5 MB de dados com quatro conexões simultâneas.
cf create-service cleardb spark mysql-twilio-instance

5 – Push, bind, e começar Bluemix app

  1. Suba o aplicativo de demonstração para Bluemix. É necessário associar o serviço MySQL antes de iniciar o aplicativo, então você deve adicionar o argumento –no-start.
cf push --no-start
  1. Vincule o serviço de banco de dados ao seu aplicativo. Note que o nome watson-twilio-demo-app deve ser atualizado para refletir o nome que você escolheu no Passo 3.
cf bind-service watson-twilio-demo-app mysql-twilio-instance
  1. Inicie o seu app. Você também pode fazer isso a partir do painel do Bluemix. Note que o nome watson-twilio-demo-app deve ser atualizado para refletir o nome que você escolheu no Passo 3.
cf start watson-twilio-demo-app

6 – Integre Twilio e Bluemix

1 – Faça login na sua conta Twilio e vá para a página Programmable SMS Message Services;

2 – Clique em Create new Messaging Service;

3 – No painel de configuração, digite http: //<your-app-name>.mybluemix.net/api/ message como a URL de solicitação, onde <your-app-name> é o nome que você escolheu no Passo 3.

bluemix-1

4 – Adicione um número de telefone ao serviço de mensagem clicando no menu Number do lado esquerdo. Em seguida, instale o IBM Watson Message Insights e o IBM Watson Sentiment no menu Add-ons. Agora, quando alguém envia uma mensagem de texto SMS para esse número de telefone, o conteúdo dela será exibido no seu aplicativo web Bluemix com as palavras-chave em destaque, o sentimento exibido e eventuais conceitos associados devidamente identificados.

Conclusão

Parabéns! Você acaba de desenvolver e implementar um aplicativo web personalizado para visualizar as mensagens SMS com IBM Watson Message Insights e IBM Watson Sentiment Add-ons! A sua aplicação será algo parecido com isto:

bluemix-2

Palavras-chave e entidades que são identificadas pelo IBM Watson Message Insights são destacadas no corpo do SMS, e o sentimento do texto SMS é exibido à direita. Além disso, o gráfico de pizza à esquerda exibe a pontuação agregada do sentimento de todas as mensagens SMS recebidas durante o mês passado, juntamente com o número total de mensagens recebidas. Esse aplicativo pode ser facilmente utilizado como um ponto de partida para um painel de atendimento ao cliente, ou para mensagens SMS de rota com base em sentimento e palavras-chave.

***

Mensagem do anunciante:

Experimente a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores e ganhe até R$ 100 em créditos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *