Elastic VPS na nuvem: CentOS, Ubuntu e Windows

fevereiro 24, 2017 7:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Segurança reforçada, recursos de hospedagem confiáveis e flexibilidade expandida são pontos principais para os desenvolvedores escolherem Virtual Private Servers (VPS) ao lançar e manter um site funcional. Hoje, vamos explorar três tipos de hospedagem VPS elástica disponível na Jelastic Cloud, bem como descobrir qual tipo de Virtual Private Server atenderá às suas necessidades específicas.

Basta lembrar o que é Virtual Private Server (VPS) – uma máquina virtual individual, que é executada no software do mesmo node de hardware físico e parece ser um equivalente funcional de um computador físico separado. Juntamente com o isolamento total e foco em suas necessidades particulares, o VPS garante privacidade de alto nível e pode ser configurado para executar software de servidor para seus serviços e hospedagem de aplicativos.

Principais características:

  • isolamento – cada VPS dado representa uma instância completamente independente e não pode ser influenciado por qualquer outra conta no hardware.
  • controle total – é possível gerenciar sua máquina virtual de qualquer maneira preferida devido às permissões root fornecidas.
  • escalabilidade – o servidor pode ser automaticamente escalado verticalmente e horizontalmente, definindo os limites de recursos e os gatilhos específicos dentro da plataforma Jelastic.
  • custo-eficácia – hospedagem VPS é um serviço de hospedagem web relativamente barato (comparando com o custo de compra e manutenção de um servidor físico real dedicado).

O Jelastic entrega o Virtual Private Server por meio de modelos de pilha certificados pré-configurados em três sistemas operacionais – CentOS, Ubuntu e Windows.

Visão geral dos Virtual Private Servers

CentOS (Community ENTerprise Operating System) é um projeto totalmente gratuito e voltado para a comunidade, com o código-fonte aberto entregue a partir distribuição RHEL Linux.

Devido à contínua contribuição da comunidade, CentOS oferece estabilidade de nível empresarial reforçada por um desempenho robusto e representa uma opção confiável, de baixa manutenção e segura para execução de servidores privados virtuais.

Ubuntu parece ser um dos sistemas operacionais mais populares para executar servidores privados virtuais dentro da nuvem. Construído sobre a distribuição Debian Linux, o Ubuntu compartilha seu compromisso com os princípios do software de código aberto e oferece soluções contínuas com recursos de desempenho ágeis, seguros e versáteis.

Windows Server OS (2012 e, opcionalmente, as versões 2008 R2 são fornecidas) permite que você execute qualquer software baseado no Windows em sua máquina virtual com suporte para ferramentas e tecnologias populares: ASP.NET, PHP, SQL, Visual Studio, Active Directory etc.

Devido ao fato de que o sistema operacional Windows é um software proprietário e não pode ser distribuído livremente (ou seja, exige que a licença seja aplicada à plataforma), você pode ser cobrado por usar tais containers (independentemente de estarem em execução ou parados). A disponibilidade e o preço dos serviços de hospedagem do Windows dependem das configurações do provedor de hospedagem.

Instalação

Agora, vamos mostrar-lhe como é fácil instalar o seu próprio VPS na nuvem Jelastic.

1 – Em primeiro lugar, faça login em sua conta Jelastic e acesse seu assistente de topologia de ambiente.

2 – Clique na seção VPS no canto inferior esquerdo e escolha o VPS necessário (Ubuntu 16.04, no nosso exemplo) na lista de opções expansível.

Especifique os limites de nuvem para esse node, dimensione-o (se necessário), selecione a região preferida (se houver várias disponíveis), digite o nome do ambiente e clique em Create,

3 – Em alguns minutos, seu novo ambiente com o servidor virtual escolhido aparecerá no painel. Você também receberá uma notificação por e-mail com seus dados de administração (por exemplo, credenciais de login/senha, IP público anexado e URL de acesso).

E voilá – agora seu próprio servidor privado virtual está funcionando!

Escalando de VPS Elastic

Flexibilidade de hospedagem VPS na Jelastic Cloud é alcançada devido à escala automática, tanto vertical quanto horizontal, que é facilmente ajustada durante a criação e a configuração de topologia de ambiente.

O escalonamento vertical automático permite escolher seus limites de escalabilidade com as configurações apropriadas, ao mesmo tempo em que os custos de hospedagem atendem ao seu orçamento e, ao mesmo tempo, impedem interrupções durante picos de carga inesperados. O sistema fornecerá automaticamente ao servidor os recursos necessários devido à carga.

Para escalonar seu ambiente, basta aumentar/diminuir o número máximo de recursos disponíveis (cloudlets), movendo os cloudlets deslizantes na seção Vertical Scaling.

A funcionalidade de horizontal scaling Jelastic permite ajustar facilmente o número de servidores no seu ambiente utilizando os botões “-” e “+” apropriados. Operar vários nodes do mesmo tipo em confinamentos de um único ambiente aumenta muito suas capacidades de gerenciamento – todos eles podem ser configurados simultaneamente, redefinidos para obter novas senhas, inspecionados para logs e estatísticas, reiniciados etc.

Todas as instâncias VPS recém-adicionadas clonarão o node mestre (isto é, o container inicialmente criado) com todas as suas configurações. No entanto, cada node terá seus próprios dados de hostname e administração, entregues através dos e-mails correspondentes. Estes serão servidores independentes capazes de lidar com aplicativos separados.

Certifique-se de aplicar as alterações que você fez.

Acesse seu VPS

Você pode aplicar algumas configurações básicas à instância VPS diretamente através da UI do painel de controle com um conjunto de ferramentas incorporadas, fornecidas pelo Jelastic.

Caso você queira implementar configurações mais complicadas, basta acessar seu VPS usando:

para CentOS e Ubuntu:

para CentOS:

para VPS do Windows:

Casos de uso

Para ver como você pode usar seu VPS na prática e fazer algumas configurações amplamente utilizadas, analise os seguintes tutoriais:

Conclusão

VPS fornece aos desenvolvedores a solução avançada para executar aplicativos de grande escala e garante sua administração simples ao mesmo tempo. É por isso que hospedagem VPS torna-se a escolha preferida de usuários inexperientes e avançados, sendo capaz de atender às necessidades de qualquer pessoa.

Agora que você aprendeu tudo sobre o Elastic VPS no Jelastic, teste e tente instalar, dimensionar e acessar um deles dentro da nuvem.

***

Tetiana Markova faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.jelastic.com/2017/02/09/elastic-vps-in-the-cloud-centos-ubuntu-and-windows/.

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *