Existem 10 tipos de desenvolvedores

novembro 28, 2016 4:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Desenvolvedores possuem duas características que nunca estão presentes na mesma intensidade em sua personalidade: repetição e abstração. Antes de explicar o que é cada característica, e como usá-las, repita comigo: nenhuma dessas características é mais importante que a outra. Repita de novo.

Uma pessoa que prefere repetir a abstrair é aquela que normalmente trabalha como um relógio suíço. Ela não se incomoda na repetição, porque vê muito valor em executar seu trabalho de forma cada vez melhor, prefere trabalhar num problema bem definido e ter ciclos de entrega/feedback curtos e constantes.

O amiguinho que prefere abstrair é inconstante. Ele curte descobrir e raciocinar um problema novo, pesar soluções e suas consequências. Implementar essas soluções é o problema, uma vez que ele já “sabe” que elas irão funcionar, ele vê pouco valor nisso. Apresente a ele problemas, da forma mais abstrata possível: “Precisamos vender mais”! Evite utilizar termos como “nunca” ou “única alternativa”, a menos que você esteja realmente querendo provocar.

Times de alta performance são mistos  –  com os dois tipos de pessoas: pois as duas linhas de pensamento estimularão os participantes a se comunicar, constantemente. Buscar por esse balanço é tão importante quanto medir as demais habilidades no time. Lembre dos times que você já fez parte, pense nos fracassos, sucessos e nas características de cada membro — os que tiveram mais sucesso eram os mais heterogêneos.

E aí? Qual a característica mais predominante em você, agora?

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *