Falando sobre Conversational Development

novembro 15, 2016 4:00 pm Publicado por Deixe um comentário

2016 foi agitado para o mundo do desenvolvimento de software, pois Gitlab e Github fizeram eventos divulgando seus planos para os próximos anos.

Enquanto o GitHub apresentou mudanças incrementais, e bem importantes ao seu produto, o Gitlab foi além e divulgou o que eles chamaram de “Master Plan”. Dentre as novidades em seus produtos a que mais se destacou foi o Conversational Development, que eles apresentaram como uma evolução das metodologias ágeis, principalmente o Scrum.

Segundo o Gitlab (tradução minha):

Conversational Development (ConvDev) é uma evolução natural do desenvolvimento de software. Ele incentiva a conversa entre grupos funcionais através de todo o processo de desenvolvimento de software, permitindo que os desenvolvedores possam manter um histórico de toda evolução em uma forma coesa e intuitiva. ConvDev acelera o ciclo de vida do desenvolvimento, incentivando a colaboração e o compartilhamento desde a ideia até o lançamento em produção.

Ao analisarmos os princípios do ConvDev, podemos ver similaridades com alguns dos conceitos básicos do manifesto ágil. Os princípios apresentados são (tradução minha):

  • Reduzir o ciclo de entrega, aumentando a efetividade
  • Monitorar o processo desde a ideia até o lançamento em produção
  • As conversas devem fluir entre todos os estágios
  • Todos os envolvidos no projeto fazem parte da conversa
  • Toda a empresa pode contribuir com o processo

E os benefícios:

  • Entregar mudanças menores e mais simples é mais eficiente
  • Interações frequentes geram melhores coletas de informações
  • Velocidade para responder às necessidades do mercado
  • Maior previsibilidade
  • Maior senso de progresso

Podemos concordar que a maioria desses conceitos não é nova e que algumas equipes vêm encontrando esses benefícios em diferentes metodologias.

Mas…

mem

Nomes ajudam a difundir conceitos, isso é claro. Alguns anos atrás, nós também demos um nome para a nossa metodologia: Coderockr Way. Ela tem muitas similaridades com os conceitos apresentados pelo ConvDev, mas com um nome um pouco mais megalomaníaco :).

Nós estamos usando esses conceitos em nossos projetos nos últimos anos e podemos comprovar cada um dos benefícios citados. As entregas menores e frequentes realmente aumentam a velocidade do time e a resposta ao mercado, dando uma grande percepção de progresso para a equipe. E quando conseguimos ter tarefas de tamanho similar, podemos usar ferramentas para melhor estimar os prazos de entrega.

O Planrockr surgiu exatamente para auxiliar nossas equipes a aumentarem a transparência do fluxo de desenvolvimento e encontrar pontos de gargalo no processo.

Quer saber mais sobre a evolução das metodologias ágeis e sobre o ConvDev? Neste hangout, conversei com Alisson Vale e discutimos sobre essas mudanças e como podemos reagir à elas.

E se quiser analisar o seu projeto sob essa nova visão, faça um teste no Planrockr. Você pode iniciar com a conta free e usar o cupom 50-OFF para receber um desconto nas contas premium, que possuem algumas features especiais.

O que você acha desse movimento? As metodologias ágeis estão evoluindo para algo novo?

Mensagem do anunciante:

Graças ao aumento da adoção de métodos ágeis, a procura por profissionais capacitados aumentou. Adapte-se para esse novo mundo, venha capacitar-se com a gente.

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *