Gerenciando projetos com “SCRUM”

novembro 23, 2016 10:00 am Publicado por Deixe um comentário

Quando você se senta para pensar sobre a sua USP – Unique Selling Proposition, que dá ao seu web design e desenvolvimento de negócios uma vantagem competitiva sobre outras empresas, preço, qualidade, eficiência e confiabilidade são métricas óbvias que você vai considerar. Para fazer isso, há vários processos que precisam ser colocados em prática e hoje vamos explorar um aspecto muito crítico.

Gerenciamento de projetos é extremamente crítico para qualquer negócio, inclusive para o design e desenvolvimento de negócios. As noções básicas de gerenciamento de projetos incluem:

  • Avaliação do trabalho recebido;
  • Racionalização de projetos;
  • Atribuição de tarefas à equipe;
  • Gerenciamento da comunicação com o cliente para requisitos;
  • Alocação de recursos;
  • Definição de prazos e metas;
  • Gerenciamento de tempo.

Para qualquer negócio funcionar sem problemas e profissionalmente, especialmente em uma indústria como a nossa, alguma quantidade de gerenciamento de projetos é necessária. Se você está pensando em começar seu próprio web design/ agência de desenvolvimento ou uma pequena empresa, gerenciamento de projetos é uma grande habilidade de ter.

Tomando a gerência de projeto um passo adiante, eu gostaria de lhe apresentar a SCRUM como um desenvolvedor de software.

O que é SCRUM Management?

O processo SCRUM foi criado por Jeff Sutherland, em 1993, depois de ter emprestado o termo “scrum” de uma analogia apresentada por Takeuchi e Nonaka em um estudo de 1986. O estudo comparou as equipes de alto desempenho, cross-funcional para a formação scrum em jogos de rugby.

Em termos simples, SCRUM é uma ferramenta de gerenciamento de projetos de software. É muitas vezes referido como um “modelo de desenvolvimento de software ágil” baseado em várias equipes menores que trabalham interdependentemente e intensamente em um projeto.

Quais são as vantagens de uma abordagem SCRUM de gestão?

  • Projetar um outlook profissional aos clientes;
  • Melhorar a eficiência de todas as equipes;
  • Propor a disciplina de módulos realistas;
  • Possibilitar que o processo de revisão permita que todas as equipes avaliem seu progresso e permaneçam comprometidas com a meta;
  • Traz estrutura ao processo, permitindo feedback, melhorias regulares e contínuas.

Isso resulta em maior ROI através de opiniões diretamente de partes interessadas, menos defeitos de custo, menos desperdício de trabalho e esforço, implantações mais rápidas e custo reduzido de falha.

Como um profissional na indústria do projeto e do desenvolvimento da correia fotorreceptora, como este método benefício você? Adotar um método de gerenciamento de projeto certificado pode ser um ponto de grande passo quando você conhecer potenciais clientes!

Por que gerenciamento de projetos? – O estudo de caso da ferrovia holandesa

A ferrovia holandesa estava entre as mais usadas no mundo, fornecendo transporte para 1,2 milhão de passageiros por dia. Eles queriam construir um novo sistema de informação para entregar aos viajantes informações mais precisas, que exigiam menos intervenção manual. Depois de ter falhado com uma equipe anterior usando a técnica de cachoeira tradicional, eles contrataram uma equipe (composta de holandeses e índios) para construir um sistema PUB (publicar) que controla as informações e exibe transmissão de áudio em todas as estações.

Usando a técnica SCRUM, o primeiro passo da equipe foi decidir como fazer programação de pares, usar ferramentas, metas de qualidade, horas de núcleo etc.

Na primeira rodada de iterações, a equipe provou ser capaz de construir, testar e demonstrar lojas de usuário. Isso agradou o cliente porque os progressos foram demonstrados anteriormente e o cliente teve mais controle sobre o curso do projeto;

Em termos de software, os resultados positivos foram a excelente manutenção do sistema e a alta qualidade do código.

Em geral, a técnica SCRUM ajudou a equipe a oferecer resultados de alto nível com maior satisfação do cliente, menos desperdício de recursos e um software totalmente funcional.

Em que tipo de projetos SCRUM é utilizado?

  • Software comercial;
  • Desenvolvimento interno;
  • Desenvolvimento de jogos de vídeo;
  • Construção do site;
  • Telefones celulares e muito mais.

Quais são as “cerimônias” no SCRUM?

Existem essencialmente 4 amplos processos na gestão SCRUM:

Planejamento do Sprint: Um termo-chave no gerenciamento do SCRUM é ‘um sprint’, que é uma iteração que é restrita a uma duração específica. A duração de cada sprint é decidida com 2 semanas de antecedência, normalmente. O processo envolve uma reunião de planejamento de equipe para decidir o que deve ser concluído durante o próximo sprint.

Stand-up diário: É por vezes referido como uma reunião min-scrum. Esta é uma reunião de 15 minutos para a equipe de software se certificar de que está no caminho certo.

Sprint Demo: Uma reunião onde as diferentes equipes se juntam para acompanhar o seu progresso no projeto.

Retrospectiva Sprint: Esta reunião envolve uma reflexão sobre o passado sprint, as falhas e as realizações e ações para tornar o próximo sprint melhor.

Quão popular é SCRUM?

Existem mais de 375.000 certificadas SCRUMMasters em todo o mundo. O SCRUM é um processo comprovado e escalável para gerenciar projetos de software e que se tornou um dos quadros de gestão mais reconhecidos para o desenvolvimento de software, especialmente para aqueles projetos com altas exigências. É usado em todo o mundo pelas empresas Fortune 500, como Microsoft, Google, Yahoo, Apple, IBM e muito mais.

Se você usou SCRUM, gostaríamos de ouvir sua experiência e suas histórias de sucesso com esta técnica nos comentários abaixo.

Mensagem do anunciante:

Graças ao aumento da adoção de métodos ágeis, a procura por profissionais capacitados aumentou. Adapte-se para esse novo mundo, venha capacitar-se com a gente.

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *