Instalando o Composer PHP via SSH para gerenciar dependências do seu app em nuvem

dezembro 7, 2016 5:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Consolidar e centralizar o gerenciamento de dependências pode ser um problema real para aplicativos de nuvem complexos. É por isso que a decisão certa aqui é usar ferramentas de gerenciamento de dependência do mercado já comprovadas.

O Composer é uma das soluções de gerenciamento de dependências mais populares para o PHP, inspirado no npm do node e no bundler do ruby. Ele gerencia inteligentemente todas as bibliotecas e pacotes necessários para sua aplicação. Em execução em uma base per-project, o Composer determina quais versões de quais pacotes o seu projeto depende e as instala em um diretório de trabalho. Além disso, essa ferramenta fornece carregamento automático de atualizações, permitindo manter seus pacotes atualizados.

Siga as instruções abaixo para instalar o PHP Composer via Jelastic SSH Gateway e executar a sua configuração, que nos permitirá executá-lo a partir de qualquer diretório de trabalho através de um servidor.

Instalar o Composer

1 – Para executar a instalação do Composer por meio do Gateway Jelastic SSH, é necessário:

Depois de estabelecer a conexão SSH para o seu servidor Apache PHP ou NGINX PHP (Apache 2.4, no nosso exemplo), você pode facilmente integrar o Composer ao seu projeto.

2 – Execute o instalador do Composer de dentro do seu diretório de trabalho do servidor para fazer o download do arquivo composer.phar apropriado:

curl -sS https://getcomposer.org/installer | php

php-composer

3 – Renomeie o arquivo composer.phar para apenas “composer” e mova-o para o diretório privado bin com os comandos abaixo:

mkdir ~/bin
mv ~/composer.phar ~/bin/composer

install-php-composer

4 – Agora, vamos adicionar o Composer à variável PATH do servidor para poder executá-lo de qualquer diretório do servidor. Dessa forma, você não precisará escrever o path completo (por exemplo, /var/www/bin/composer) para chamar esse gerenciador de dependências quando necessário.

Para isso, execute um dos seguintes comandos dependendo do servidor de aplicativos usado:

  • Para Apache PHP.
export PATH=$PATH:/var/www/bin
echo 'export PATH=$PATH:/var/www/bin' >> ~/.bashrc

php-composer-ssh

  • Para NGINX PHP.
export PATH=$PATH:/var/www/bin
echo 'export PATH=$PATH:/var/www/bin' >> ~/.bashrc

php-composer-path

É isso aí! O Composer está adicionado à sua variável PATH agora.

5 – Tudo já está configurado! Você pode executar o seguinte comando para garantir que o PHP Composer funcione conforme pretendido:

composer about

php-composer-manager

Ótimo! Comece usando o Composer no seu servidor Apache ou NGINX e controle facilmente dependências dentro de seus projetos PHP.

Se você enfrentar quaisquer problemas durante a instalação do PHP Composer via Jelastic SSH Gateway, sinta-se à vontade para recorrer à assistência de nossos especialistas técnicos no Stackoverflow.

***

Tetiana Markova faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.jelastic.com/2016/11/15/install-php-composer-dependencies-management-tool-via-ssh-in-cloud-application/.

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *