O poder do “Early Access”

setembro 6, 2016 6:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Se você já lançou um aplicativo móvel, sabe muito bem que o sucesso no lançamento de seu aplicativo para o mundo requer mais do que publicá-lo e esperar pelo melhor.

É o teste diligente, loop de feedback do usuário constante e ajustes incrementais que contam realmente e que levam até esse momento especial de lançamento.

O Google Play Console fornece aos desenvolvedores ferramentas robustas para fazer testes beta ou experimentos na forma como eles comercializam os seus aplicativos para os usuários através da lista da Play Store. Para receber esse feedback inicial de crítica dos usuários, você precisa apenas disto: os usuários. E como um desenvolvedor que está trabalhando em um novo produto, que ainda não foi totalmente lançado, pode encontrar pessoas para experimentar o seu novo aplicativo e fazê-las gastar o tempo delas para lhe dar feedback?

1 milhão de testadores instalados e contando

Na Google I/O em maio, revelamos um novo destino no Google Play para resolver esse dilema. Juntamente com 29 parceiros de aplicativos e jogos, lançamos uma coleção “Early Access” que selecionou novos títulos para o Android que estão sendo executados em uma versão beta aberta disponível para qualquer um experimentar antes que seu lançamento oficial seja feito. Foi um sucesso imediato. Os usuários early-adopter estavam ansiosos e dispostos a enviar um feedback privado aos desenvolvedores, em troca de uma oportunidade de colocar as mãos nos jogos e aplicativos mais recentes. Mais importante, o feedback foi objetivo e sincero, já que ele não veio de seus amigos ou familiares, que muitas vezes têm medo de ferir seus sentimentos. Em pouco mais de um mês desde que a coleção tornou-se disponível para todos os usuários, os títulos beta foram instalados  mais de 1 milhão de vezes, e a demanda só aumenta.

3 histórias poderosas

Os nossos parceiros de lançamento experimentaram o poder do Early Access de várias maneiras. O desenvolvedor de uma linguagem baseada em pares Lingbe estava ansioso para praticar e validar o conceito de sua aplicação conectando nativos com os alunos de línguas através de conversas de voz, o que significava que eles precisavam se conectar com uma massa crítica de possíveis usuários de todo o mundo de língua e origens culturais diferentes. Em apenas algumas semanas, “o aumento dos usuários, que foi além de nossa base de fãs atual, significou que nós conseguimos ter em nossa aplicação brasileiros que praticam espanhol com os usuários e conversando sobre seu hobby em fotografia, mexicanos fizeram amizade com pessoas da Índia, e filipinos conversaram com marroquinos!”.

Readfeed, um dos primeiros clubes do livro online sobre Android, confiou no Early Access para solicitar pedidos de recurso, identificar erros, localizar e otimizar novos mercados-alvo existentes, bem como construir uma comunidade de leitores considerável. Eles afirmaram que “o Early Access confirmou que existe o nosso mercado-alvo e que temos algo de que eles precisam. Eu não acho que estaríamos no mesmo lugar agora sem ele. Ele nos permitiu validar e iterar eficazmente a nossa ideia desde o primeiro dia”.

Finalmente, o Drippler participou do Early Access para testar seu novo app “Wiz” e entender o apelo de seu título beta ao seu público-alvo. Seu desempenho na coleção Early Access, bem como o feedback privado de milhares de testadores beta recém-adquiridos, lhes permitiu aperfeiçoar o aplicativo antes do lançamento e lhes deu a confiança de que seus usuários iriam se divertir”.

Essas três histórias de desenvolvedores nos mostram apenas algumas maneiras como o Early Access pode ajudar os desenvolvedores a criar grandes aplicativos e jogos, e mostram o valor de obter o feedback inicial dos beta testers antes de lançar o aplicativo de forma mais ampla.

Envolva-se

Se você é um desenvolvedor que está se preparando para lançar seu aplicativo no Google Play, pode solicitar que seu aplicativo ou jogo faça parte do Early Access. Saiba mais aqui.

Novos títulos são adicionados semanalmente e milhares de usuários estão procurando por eles para experimentar as novas e excitantes ideias.

***

Este artigo é do Android Security Team. Ele foi escrito por Karolis Balciunas. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode conferir o original em: http://android-developers.blogspot.com.br/2016/09/the-power-of-early-access.html

Mensagem do anunciante:

Experimente a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores e ganhe até R$ 100 em créditos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *