Opera Neon – Até que enfim um browser decente

janeiro 15, 2017 10:48 am Publicado por Deixe um comentário

Eu tenho um faniquito com browser. Eu AMO o Safari. Sério. Ele é limpo, leve, rápido o bastante, não mata toda a memória do meu Mac, tem um Inspector usável… Mas muitas, visitando vários sites, funcionalidades simples deixaram de funcionar por algum motivo desconhecido. Quando eu abria o mesmo site no Firefox ou no Chrome, o funcionamento era perfeito. Isso aconteceu diversas vezes ate que me enchi e comecei a usar o Firefox. Mas aqui vai uma confissão: eu não consigo usar o Firefox mais do que duas semanas seguidas até me encher com a sua lentidão. O Firefox é um browser meio desajeitado, pesado, lerdo. Não me venha falar do Chrome, essa porcaria já deu crash comigo várias vezes com coisas bestas. Odeio aquela pastinha na minha cara o tempo inteiro. Agora o Opera… Eu nunca consegui me acostumar com o Opera. Sempre que eu uso o Opera parece que eu vou pra um mundo novo, estranho, desconfortável… Embora ele sempre foi e é o browser mais inovador do mundo. Todos os outros browsers apenas o seguem.

Mas a verdade é que nenhum browser realmente saiu da zona de conforto de verdade. Todos eles tem o design totalmente diferente, mas o resto das funcionalidades é tudo mais do mesmo. Mas não dessa vez. O Opera lançou o Neon.

O Opera Neon não é um simples update do browser que já existe. Ele é um browser TOTALMENTE novo, pensado de maneira DIFERENTE dos demais. Quando ele abre, você leva um susto. Parece que você está no seu desktop, mas totalmente remodelado. Os atalhos para seus websites ficam logo de cara.

Esqueça as tabs, elas não existem mais. Em vez disso, ao lado direito, ficam os sites que você está visitando agora. Elas se organizam automaticamente de acordo com a sua utilização: as usadas mais ficam sempre pra no topo.

Você consegue fazer split-screen das suas janelas, colocando-as uma ao lado da outra. Sem plugin, baby!

Além dos pequenos segredos. Você consegue por exemplo, tirar um screenshot da página com apenas um click em um ícone que fica ao lado esquerdo.

Do mesmo lado desse ícone, o Neon agrupa automaticamente sites que estão tocando música ou vídeo. Assim você não fica perdidão procurando onde diabos está saindo aquele som. Se quiser pausar o vídeo, dá para fazer por lá mesmo! 😉

Eu não sei se outro browser tem isso, eu nunca vi, mas há uma opção de TASK MANAGER, onde abre uma telinha com a lista das janelas que estão sendo usadas agora e quanto elas estão consumindo de memória. Sensacional para encontrar o site maldito que está acabando com o processamento do seu computador.

Todo o suporte aos padrões web vem do engine do Chrome. O inspector e todas as suas features também. Logo, você não precisa se preocupar com isso na hora de trabalhar.

Coloquei como meu browser padrão. Vamos ver quanto tempo eu consigo usá-lo e quais os seus defeitos. Agora, vou ser obrigado a instalar o Opera no mobile, só para ter acesso às minhas senhas. Mas até aí, a gente se acostuma.

Baixe e experimente o Opera Neon agora.


Este artigo foi escrito por Diego Eis.

Visite o nosso site para mais posts sobre desenvolvimento web! Tableless.

Source: Tableless

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *