Quanto tempo leva para fazer um game?

novembro 16, 2016 4:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Acredito que todos nós já tivemos aquela ideia mirabolante para o jogo perfeito. Preparamos tudo e resolvemos começar o projeto, mas a ansiedade é tanta que no final do dia percebemos que não tivemos muito progresso e acabamos desistindo.

Neste artigo, vamos ver quanto tempo leva pra fazer um jogo e espero que ele não os desanimem, mas os ajudem a entender que fazer um jogo é um trabalho de muita dedicação e paciência.

Quanto tempo leva…

O tempo que leva para fazer um jogo depende muito de sua complexidade. Por exemplo, um jogo com multiplayer leva mais tempo que um jogo single player. Adicionar integração social, como Facebook, leva mais tempo. Cada detalhe a mais vai consumir tempo e, consequentemente, tornar o desenvolvimento do jogo mais longo.

Você pode conferir a nossa série Desenvolvendo um jogo do zero e verificar quantos artigos foram necessários para abordar o processo como um todo para um jogo no estilo Pong.

Em um relato no site Gamasutra, o desenvolvedor do jogo Tower of Guns disse que, dentro dos 600 dias de desenvolvimento, ele e seu irmão levaram 3.850 horas e 5 minutos para terminar o jogo. O relato conta com informações mais detalhadas e as formas que ele utilizou para gerenciar seu tempo. Vale a pena conferir!

Outra ferramenta interessante é o site Your Game Idea is too Big. Nele, você pode escolher quais as funcionalidades que o seu game terá e ver quanto custaria para contratar uma equipe para fazê-lo ou quanto tempo você levaria pra fazer tudo sozinho. Apesar de os dados não terem nenhuma base científica, eles não fogem muito da realidade de que, para desenvolver um jogo, você precisa de tempo, compromisso e paciência.

É impossível fazer o meu jogo perfeito?

Não!

É tudo uma questão de planejamento. Primeiro, você precisa planejar o seu jogo para ter uma ideia do seu tamanho. Comece pelo game design, defina as mecânicas, personagens, itens e inimigos. Documente o seu jogo perfeito. Eu sei que nesse primeiro momento você está sentindo aquela euforia de querer colocar a mão na massa e terminar o jogo o quanto antes, mas se controle!

Depois de ter o jogo documentado, defina quanto tempo você tem (ou quer) para desenvolvê-lo. Se você quer desenvolver o jogo em 1 mês por exemplo, vai ter que remover algumas coisas do seu projeto. O ideal é que você consiga estabelecer o mínimo de funcionalidades possível para que o jogo seja completo. Quando você conseguir esse nível, é quando você está pronto para começar o desenvolvimento.

Essa estratégia é conhecida como Minimum Viable Product (MVP) ou Mínimo Produto Viável. E o objetivo dela é que, ao final de cada ciclo de desenvolvimento, você tenha um produto completo, o qual você vai apenas incrementando e adicionando novos recursos com o tempo. Porém, a hora em que você cansar e quiser lançar, ele está pronto.

img-1

A última dica é definir metas diárias para que você continue motivado. Uma meta tem que ser Específica, você tem que saber o que tem que fazer para cumpri-la. Ela tem que ser Mensurável, você tem que saber quanto de trabalho vai ter para alcançar a meta. Ela também tem que ser Atingível, não podendo ser algo impossível de ser feito. Ela tem que ser Relevante para o projeto e, por fim, ela tem que ser Temporal, tem que ter um prazo de conclusão. E, pra ficar fácil de decorar, a meta tem que ser SMART.

Concluindo

Tendo isso em mente, você pode alcançar qualquer objetivo. Não é fácil, leva tempo, custa dinheiro, mas no final nada pode tirar a sua satisfação de trabalho feito!

E não se esqueça, é importante saber quando desistir e partir pra outra! A maioria das empresas falhou em vários projetos antes de alcançar o sucesso. Aprenda com os erros, levante a cabeça e vá em frente!

É isso aí, pessoal! Espero que este artigo tenha sido mais um encorajamento do que um balde de água fria. 😛

Abraços e até mais!

***

Artigo publicado originalmente em http://www.fabricadejogos.net/posts/artigo-quanto-tempo-leva-para-fazer-um-game/.

Mensagem do anunciante:

Experimente a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores e ganhe até R$ 100 em créditos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *