Ranking com Google Play Services em Unity3D – Parte 01

novembro 11, 2016 4:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Neste artigo, mostrarei como configurar um sistema de ranking e conquistas usando o Google Play Services com o Unity3D em C#.

Um dos métodos mais antigos para estimular jogadores a continuarem a jogar um mesmo game é a competição entre eles. Entre vários, o ranking pode ser considerado o principal meio de comparação de resultados, o que é muito bom, pois é relativamente simples de implementar.

Alguns pontos a considerar

Contudo, aqui não vamos falar de como criar um sistema, mas sim adaptá-lo, pois o Google disponibiliza um meio integrado de ranking e conquistas. Nele, os jogadores podem acumular pontos entre os jogos e inclusive com toda a parte visual pronta.

Se você costuma jogar em dispositivos móveis, já teve ter visto uma solicitação de acesso à conta do Google para o jogo, e é como fazer isso que vamos ver nesta série de artigos.

img-1

Nesta parte, veremos como fazer a configuração no painel do desenvolvedor do Google Play.

Let’s bora!

Habilitando o Google Play Services

Para habilitar, o jogo já deve ter sido pelo menos cadastrado no painel. Não é obrigado já ter sido lançado, mas, se você já lançou o jogo e quer adicionar o ranking como uma atualização do game, também não tem problema.

Acesse a aba de serviços de jogo do console, clicando no ícone do joystick no canto esquerdo da tela.

img-2

Provavelmente você verá uma lista vazia. Agora, clique em Adicionar um novo jogo no canto direito e preencha o formulário que apareceu com o nome do jogo que aparecerá no Google Play Game (geralmente, o mesmo nome que você colocou para o jogo), escolha a categoria e clique em continuar.

Acessando a tela do jogo, teremos que preencher mais um formulário, que nada mais é que a continuação do que já começamos anteriormente. Agora, precisamos adicionar uma descrição e alguns recursos gráficos, como o ícone e o banner.

img-3

Note que do lado esquerdo estão todas as etapas que você precisa para habilitar o teste e a produção. É possível ter uma visão detalhada do que falta ser configurado clicando na opção “publicação”.

Criando as conquistas

Antes de liberar o jogo para produção, precisamos definir pelo menos 5 conquistas, que devem funcionar como prêmios para os jogadores que atingirem os objetivos que você determinar.

Vamos acessar essa opção e clicar em “adicionar conquista”.

Veremos outro formulário, bastantes simples e muito didático, que requer alguns dados:

  • um nome para a conquista;
  • uma descrição;
  • um ícone;
  • uma flag para definir se a conquista é em etapas (marcado) ou apenas se ele atingiu algo ou não (desmarcado);
  • outra flag que diz se a conquista é oculta ou não;
  • quantos pontos para a plataforma ele oferece. Cada jogo pode oferecer apenas mil pontos no total, compartilhado pelas conquistas;
  • a ordem na lista de conquista que ela deve oferecer. Veja:

img-4

Repita o processo até ter pelo menos 5 conquistas cadastradas.

Definindo os rankings

Agora vamos definir nosso ranking. O acesso é pela opção placares. Clique em “Adicionar placar”.

Novamente nos é apresentado um formulário (quantos formulários! Isso é repartição pública?). Os campos requeridos são: nome, formato (moeda, horário ou numérico) de acordo com o parâmetro, ícone, ordenação (se menor é melhor ou vice-versa), limites e ordenação da lista de apresentação. Veja:

img-5

Você pode cadastrar um ou mais rankings.

Ok, pessoal. Vamos ficar nesta parte por hoje.

Na próxima, mostro como integrar essas configurações com o seu jogo. Até lá.

***

Artigo publicado originalmente em http://www.fabricadejogos.net/posts/tutorial-implementando-rankings-com-google-play-services-em-unity3d-parte-01/.

Mensagem do anunciante:

Experimente a Umbler, startup de Cloud Hosting por demanda feita para agências e desenvolvedores e ganhe até R$ 100 em créditos!

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *