Retrospectiva remota? Conheça o Suricato Ágil!

janeiro 30, 2017 4:00 pm Publicado por Deixe um comentário

Aloha! Sou Arthur Fücher e iniciei como Scrum Master na Lambda3 esse ano. Vou compartilhar minhas experiências e aprendizados nessa jornada.

Estou atuando em um time que possui uma pessoa remota, por isso, utilizamos no dia-a-dia diversas ferramentas que facilitam a comunicação e diminuem essa distância física, como por exemplo, Slack e Skype.

Eis que chegou o momento onde teria que fazer a Retrospectiva com o time, normalmente a retrospectiva era feita com a pessoa remota via Skype e no ambiente onde o resto do time estava era utilizado um board com post-its.

Com o intuito de tentar aproximar a experiência de todas as pessoas do time, resolvi utilizar um board on-line para isso! Recebi uma ótima indicação da Ceci, para utilizar o Suricato Ágil. E ainda, para minha surpresa, descobri que conheço o Lucas, que criou o projeto junto com o Marcio. (Parabéns pelo projeto!!)

Foi a primeira vez que utilizei a ferramenta e pretendo mostrar o básico da utilização e contar um pouco da experiência e percepções. Antes de continuar, uma característica muito importante do Suricato é que ele é opensource, ou seja, é possível contribuir para que a ferramenta evolua!

Utilização básica

Bom, vamos lá! Para começar a utilizar o Suricato, basta fazer um cadastro simples, e você já tem acesso ao dashboard:

No botão + é possível tanto um Board para retrospectiva ou um Time; e dentro do time é possível adicionar outros usuários do Suricato.

Com um time criado, é possível adicionar boards específicos para aquele time e, com isso, todos irão conseguir acessar.

Na criação de um board são apresentados algumas atividades pré-definidas pelo sistema, como por exemplo:

Starfish:

Open the Box:

Depois de criar, o board estará disponível para todos do time!

Ao acessá-lo, será apresentada a atividade na tela, e na lateral diversas opções de cores de post-its para serem usadas:

Para utilizar um post-it, basta arrastar um da cor desejada para o painel. Ao soltar, será aberta a edição de texto para colocar o que deseja.

O post-it apenas aparece para os outros usuários quando você dá Enter pela primeira vez depois de digitar o texto do post-it, ou seja, é possível adicionar vários e somente depois torná-los públicos!

Experiências e percepções

Bom, agora que já expliquei um pouco de como usar, vamos falar da experiência e percepções que tivemos:

  • A dinâmica que ia fazer não tinha disponível no Suricato: Bom, essa foi fácil de resolver. Peguei uma atividade parecida e, utilizando o post-it branco, coloquei por cima das coisas, substitui palavras e pronto! Atividade customizada.
  • Atualização real-time: O board é atualizado automaticamente; com isso, todos conseguem ter uma experiência bem parecida com a de um board físico.
  • Os post-its são anônimos. Não aparece quem escreveu, o que em vários momentos é bem legal! Mas e se eu quiser saber quem foi? Essa também foi fácil, cada um escolheu uma cor de post-it para chamar de seu.
  • Um ponto que o próprio time levantou foi a não utilização de papel: Geralmente, retrospectivas gastam uma quantidade razoável de post-its, e com a utilização da ferramenta isso não foi necessário.
  • Open-source: Não gostou de alguma coisa? Precisa de alguma feature que não tem? Abra uma issue, discuta e mande PR! Ajude a ferramenta a evoluir!

Espero que tenham gostado do meu primeiro artigo! Comentem o que acharam, e também me digam: quais ferramentas conhecem/utilizam?

Abraços, e até breve.

***

Este artigo foi produzido em parceria com a Lambda3. Leia outros conteúdos no blog da empresa: blog.lambda3.com.br

Source: IMasters

Categorizados em:

Este artigo foi escrito pormajor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *